Fichamento
Esta experiência foi realizada na Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho de Melo, na cidade do Recife - PE, com alunos do 1º Ano do 2º Ciclo e idades entre 9 e 11 anos.
ASSUNTO: Fábulas: Uma Proposta de Leitura com Prazer
Esta atividade foi Idealizada a partir da necessidade que sentiam em despertar nos alunos, o hábito da leitura, escrita e produção plástica de forma prazerosa. Promoveram atividades que favoreceram o desenvolvimento criativo, estimulando o interesse e imaginação. As atividades foram realizadas em sala de aula, biblioteca, sala de vídeo e laboratório de informática. A exposição das fábulas ocorreu através de diferentes mídias e tecnologias, conquistando grandes avanços. O trabalho envolveu diversas áreas de conhecimentos: Português, Artes, Ciências, Geografia, História e Informática. Várias atividades foram exploradas, sendo a produção de texto uma prática constante e facilitadora, aumentando as discussões e beneficiando a fluência de idéias. O mais importante é que observaram nos alunos, a satisfação na realização das atividades e envolvimento no que estavam propondo. O projeto teve o objetivo de mostrar a intenção das fábulas e a mensagem que elas passam para suas vidas. Essa foi uma das linhas que nortearam o trabalho, levando os grupos a refletirem sobre os ensinamentos que esse gênero textual traz para o grupo.
MATERIAL UTILIZADO E PROCEDIMENTOS:
Iniciaram as atividades fazendo um levantamento, explorando o que os alunos sabiam sobre fábulas. Foram várias vezes à Biblioteca para fazerem a leitura das fábulas: A Lebre e a Tartaruga, O Lobo Disfarçado, A Cigarra e a Formiga, O Leão e o Camundongo e o Galo e a Raposa. Promoveram a discussão da moral dessas fábulas e fizeram a transposição para a nossa vida. Registraram todas as etapas vivenciadas pelas crianças para fazer uma socialização com a turma. Utilizaram a sala de vídeo para exibir as fábulas em DVD. No Laboratório de Informática tiveram acesso a sites para que os alunos pesquisassem e conhecessem outras fábulas, utilizaram o CDROM para desenvolver outras atividades interativas: jogos, músicas e desenhos para colorir. Em sala de aula usaram o aparelho de som para ouvi-las pelo CD, realizaram leitura individual e coletiva desses textos, interpretando e enfatizando os valores transmitidos por elas. Reescreveram as fábulas, fizeram a representação com artes plásticas, socializaram as produções de textos. Confeccionaram cartazes e organizaram um caderno específico para a reescrita das fábulas. Organizaram uma reunião para apresentar as histórias aos pais. Os alunos apresentaram as suas produções e finalizaram com uma avaliação feita por eles em relação ao projeto.
DURAÇÃO: Esta atividade teve a duração de 10 aulas.
RESULTADOS:
Nas diversas atividades desenvolvidas, os alunos elevaram seus conhecimentos. Os resultados surpreenderam nas atitudes e interações dos alunos em resposta aos momentos pedagógicos e dinâmicos. Eles ficaram totalmente envolvidos com a atividade num clima bastante favorável. Observaram o interesse das crianças em compreender as fábulas e não uma simples intenção de participar das leituras. Viram que a biblioteca conquistou novos leitores e os alunos passaram a fazer com mais freqüência empréstimos de livros para realizarem as leituras em suas casas junto com as famílias. É relevante enfatizar que todas as crianças participaram ativamente das atividades expostas e com muita motivação. Detectaram que as intervenções com o uso das mídias e tecnologias favoreceram a realização da experiência, pois os alunos se mostraram mais atenciosos. Demonstraram habilidades no laboratório de informática, no uso desta ferramenta tão importante em dias atuais. A atividade foi realizado de forma harmoniosa contribuindo para os alunos refletirem criticamente no processo de aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Os alunos ficaram motivados para leitura e produção de texto. Sentiram-se estimulados e vaidosos por estarem produzindo um caderno recontando as fábulas. Os cadernos foram entregues aos pais em uma tarde de autógrafos, inclusive com dedicatória. A atividade impulsionou a leitura, escrita e a criatividade para as ilustrações das fábulas, despertando na turma, o interesse para este gênero textual tão rico. Um ponto relevante foi a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos disponíveis na escola que enriqueceu as atividades e aperfeiçoou o processo ensino-aprendizagem. Apresentando as fábulas de diversas formas proporcionamos à turma uma maior integração com o mundo digital realizando um trabalho com bons resultados. Descobriram o Laboratório de Informática como um forte aliado no desenvolvimento do trabalho, estimulando a curiosidade, desenvolvendo competências e habilidades no grupo. O uso da Biblioteca foi uma estratégia bem sucedida e os alunos passaram a ter um novo olhar em relação a esse espaço cultural. A atividade mostrou o quanto os alunos são capazes de crescerem, houve valorização da produção escrita e estimulação do grupo para aquisição de novos conhecimentos.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário