Grupo: ALEGRIA DE APRENDER
Componentes: Cacildo da Cruz Bandeira
Cleonice da Silva Rodrigues
Eronice Rodrigues Francisco
Geralda da Cruz Bandeira
Marineide Francisca de Moraes
O grupo relatou experiências de atividades desenvolvidas com alunos de diferentes turmas. Na socialização das experiências, percebemos que cada vez mais precisamos nos aperfeiçoar para lidar com as novas tecnologias. Pois, o computador no contexto educativo pode ser entendido como uma ferramenta por meio do qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Dessa maneira o aprendizado é estimulado pelo fato de o aluno executar uma tarefa por meio do computador.
Relatando uma atividade na Área de Linguagem com alunos do 5º ano sobre Gênero Textual – Fábula, com duração de 4 aulas, onde os alunos pesquisaram na internet sobre o tema. Em seguida foram levados a leitura da Fábula: “A Cigarra e a Formiga” por meio de slides, apenas imagens. Após uma discussão sobre a história lida e releitura com narração, os alunos digitaram no processador de texto uma paráfrase da fábula e ilustraram com o recurso do Paint.
Os objetivos da atividade foram usar o computador como recurso de leitura e escrita; reconhecer as principais características de uma fábula; reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto e usar a criatividade para ilustrá-lo.
Durante o desenvolvimento das tarefas percebemos a motivação dos alunos ao utilizarem os recursos tecnológicos existentes na escola que enriqueceu as atividades e aperfeiçoou o processo ensino aprendizagem.
Ao final da socialização percebemos que os recursos tecnológicos são fortes aliados no desenvolvimento do trabalho, estimula a curiosidade, desenvolve competências e habilidades no grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário